terça-feira, 3 de setembro de 2013

                                  RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

    A Tecnologia  Assistiva na educação será o meio pelo qual  o aluno com deficiência possa fazer do seu jeito, dessa forma  ele se tornará protagonista de sua história da sua aprendizagem,será um sujeito  ativo no seu processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimento.
    O Comunicação Aumentativa e Alternativa - CAA  tem o escopo de ampliar a independência  do aluno, que passará a comunicar- se, alcançará  produtividade e  aprendizagem, aumentará sua auto estima, atingirá sua autonomia e independência, efetivará sua inclusão escolar de fato e de direito.O aluno será construtor de sua aprendizagem ou seja o aluno será atuante na sua comunicação. A CAA  iniciará o mais cedo possível a fim de que possamos evitar um atraso no desenvolvimento das habilidades linguísticas do aluno.
   Segundo os ensinamentos dos autores Bersch e Schirmer  ressaltam a importância da comunicação aumentativa e alternativa para as pessoas com impedimentos de comunicação e escrita. A  CAA é destinada a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever ( BERSCH & SCHIRMER,2005).
    Para o uso eficaz da CAA  devemos ser criteriosos,observando a limitação  e potencialidade do aluno,  pois os  recursos de comunicação de cada pessoa são construído de forma totalmente personalizada e levar  em consideração várias características que atendem as necessidades deste aluno.
    O aluno com deficiência pode usar o copo, o prato e o talher, mas devido a sua deficiência motora derrama o alimento, desperdiçando, sendo assim ele usa os recursos: receptáculo para copos e canecas,apoio para talheres,borda interna para pratos.
   Os recursos de Tecnologia Assistiva citados abaixo são usados para pessoas com deficiência física, pessoas com paralisia cerebral, com limitação no reflexo mão-boca, o recurso auxilia na alimentação evitando desperdício do alimento e proporcionando ao usuário independência nas refeições.

                     
                             Apoio Bilateral para Copos

Finalidade:
Receptáculo para copos e canecas, que serve para o apoio bilateral para mãos em plástico.




Apoio lateral para Talheres

Finalidade:

Receptáculo para talheres, que serve para  apoio lateral para mãos





Borda para Prato Interna
Finalidade:
Evitar que a alimentação não caia para fora do prato.











                                                                                           Mary Mércia O. Sena.