RECURSO DE TECNOLOGIA
ASSISTIVA
A Tecnologia Assistiva na educação será o meio pelo
qual o aluno com deficiência possa fazer
do seu jeito, dessa forma ele se tornará
protagonista de sua história da sua aprendizagem,será um sujeito ativo no seu processo de desenvolvimento e
aquisição de conhecimento.
O Comunicação Aumentativa
e Alternativa - CAA tem o escopo de
ampliar a independência do aluno, que
passará a comunicar- se, alcançará
produtividade e aprendizagem,
aumentará sua auto estima, atingirá sua autonomia e independência, efetivará
sua inclusão escolar de fato e de direito.O aluno será construtor de sua
aprendizagem ou seja o aluno será atuante na sua comunicação. A CAA iniciará o mais cedo possível a fim de que possamos
evitar um atraso no desenvolvimento das habilidades linguísticas do aluno.
Segundo os ensinamentos dos
autores Bersch e Schirmer ressaltam a importância da comunicação aumentativa e alternativa para
as pessoas com impedimentos de comunicação e escrita. A CAA é destinada a pessoas sem fala ou sem
escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua
habilidade em falar e/ou escrever ( BERSCH & SCHIRMER,2005).
Para o uso eficaz da CAA devemos ser criteriosos,observando a limitação e potencialidade do aluno, pois os
recursos de comunicação de cada pessoa são construído de forma
totalmente personalizada e levar em
consideração várias características que atendem as necessidades deste aluno.
O aluno com deficiência pode usar o copo, o prato e o talher, mas devido a sua deficiência motora derrama o alimento, desperdiçando, sendo assim ele usa os recursos: receptáculo para copos e canecas,apoio para talheres,borda interna para pratos.
Os recursos de Tecnologia Assistiva citados abaixo são usados para pessoas com deficiência física, pessoas com paralisia cerebral, com limitação no reflexo mão-boca, o recurso auxilia na alimentação evitando desperdício do alimento e proporcionando ao usuário independência nas refeições.
Finalidade:
Receptáculo para copos e canecas, que serve para o apoio bilateral para mãos em plástico.
Apoio lateral para Talheres
Finalidade:
Receptáculo para talheres, que serve para apoio lateral para mãos
Borda para Prato Interna
Finalidade:
Evitar que a alimentação não caia para fora do prato.
Mary Mércia O. Sena.
Muito interessante esse apoio bilateral p copos e essa borda de prato, material necessário para se ter na escola e em casa,a pessoa c df terá autonomia para se alimentar sozinha. Bjos Lucia Viana
ResponderExcluirMercia muito imortante a sugestao de T.A que voce postou,pois permite uma certa autonomia a pessoa do D.F, para gerenciar sua propria alimentaçao, e sabemos que muitas dificuldades impostas pela deficiencia poderao ser amenizadas por recurssos de acessibilidade e ou de T.A de pequeno porte. Abraços SILVIA PESSOA.
ResponderExcluir