O papel do professor do
A.E.E. e a importância do planejamento
O professor do AEE tem como função primordial realizar a inclusão
escolar dos alunos, tendo como público-alvo os alunos com deficiências:
intelectual, física, visual, baixa visão, auditiva,TGD e altas habilidades. O
professor do AEE identifica elabora e organiza recursos pedagógicos e de
acessibilidade, que eliminem os obstáculos para a sua aprendizagem, observando
as limitações, habilidades e potencialidades de cada aluno. O professor do AEE
tem como objetivo favorecer os meios para o aluno com deficiência, TGD e altas
habilidades que está em desigualdade com os demais, tenha as mesmas condições
de aprendizagem, garantindo as mesmas oportunidades de escolarização dos outros alunos, eliminar
as barreiras que impedem o seu processo
de aprendizagem.
O professor do AEE investiga os problemas que impedem o aluno com
deficiência, TGD e altas habilidades de aprender, elabora o estudo de caso para
orientar-se na investigação das possíveis causas que limitam a aprendizagem
desses alunos, ao apropria-se dos dados do histórico de vida e escolaridade do
aluno, o professor elabora o plano de atendimento educacional especializado,
tendo como escopo o desenvolvimento do aluno, colocar o aluno em contato com os
meios que facilitarão sua aprendizagem.
O plano do AEE, é de suma importância para as intervenções no processo
de aprendizagem do aluno, pois ele define e organiza as estratégias, serviços,
recursos, avaliações da funcionalidade e aplicabilidade desses recursos
utilizados pelo aluno. É através da execução do plano do AEE que verificaremos se as intervenções realizadas
foram eficazes, se os recursos utilizados atende as necessidades especificas
dos alunos com deficiência, TGD e altas habilidades .
O planejamento estratégico do AEE contribui de forma considerável para a
aprendizagem do aluno com deficiência, TGD e altas habilidades, pois através de
sua elaboração o professor do AEE assegura a independência, autonomia e disponibiliza a escolarização desses alunos
na escola comum, elimina as desvantagem que os alunos possam ter.
Os alunos com deficiência, TGD e altas habilidades,tem o direito de está
incluído, participar dos processos de aprendizagem na escola comum, no entanto
para que tal direito efetive-se é necessário que ofereça o AEE, com todos os
meios garantidor de uma educação de qualidade, para tanto se faz necessário o
plano do AEE para subsidiar o processo educacional da INCLUSÃO.
Mary Mércia Oliveira de Sena
Mércia nõs sabemos da grande importância do Professor do AEE para articular a inclusão na escola comum, só o secretario da educação que não sabe é uma pena.Vc relatou muito bem sobre a importância do plano do AEE para o processo da aprendizagem dos nossos alunos. Bjos Lucia Viana
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