EDUCAÇÃO
ESCOLAR DE PESSOAS COM SURDEZ – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM
CONSTRUÇÃO
Mary Mércia Oliveira de Sena
Devemos desmistificar a ideia de que o desenvolvimento e aprendizagem
das pessoas com surdez estão limitada somente a sua sensorialidade, é essencial
que percebamos que são seres dotados de potencialidades, consciência e cognição
apta para aprendizagem e podem desenvolver linguagem.
Dessa forma faz-se necessário propiciar para os alunos
surdos ambientes escolares com ações pedagógicas desafiadoras e estimulantes, com propostas curriculares de uma educação bilíngue
LIBRAS e Língua Portuguesa na modalidade escrita, sobretudo ofertando o AEE nos
três momentos, em LIBRAS, de LIBRAS e no ensino da Língua Portuguesa escrita.
Uma escola que pensa em promover
aprendizagem para todos os alunos, está
preparada também para inclusão das pessoas com surdez, proporciona uma educação de qualidade e fomenta a autonomia desses alunos
enquanto cidadão de uma sociedade.
O AEE tem como escopo colocar o aluno com
surdez em contato com o conhecimento curricular, participar das aulas,
interagir com o professor e colegas, ou seja garantir o desenvolvimento
linguístico, social, cognitivo e emocional. De acordo com os ensinamentos da
autora Damázio.
O AEE para alunos com
surdez, na perspectiva inclusiva, estabelece como ponto de partida a
compreensão e o reconhecimento do potencial e das capacidades dessas pessoas,
vislumbrando o seu pleno desenvolvimento e aprendizagem.
Damásio esclarece,” O AEE em seus três
momentos visa oferecer a esses alunos a oportunidade de demonstrarem se
beneficiar de ambientes inclusivos de
aprendizagem”, pois uma escola que acolhe as diferenças de seus alunos repensas
e adapta suas práticas pedagógicas para atender a todos os alunos.
O AEE em LIBRAS é realizado de forma
complementar ao conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula, explora-se
o conteúdo em LIBRAS, é feito pelo professor do AEE, no contra turno da
escolarização do aluno, articulando com o professor da sala de aula comum,
segundo as teses da professora Damázio.
O AEE em LIBRAS fornece a base conceitual dos
conteúdos curriculares desenvolvidos na sala de aula.Esse atendimento contribui
para que os alunos com surdez participem das aulas,compreendendo o que é
tratado pelo professor e interagido com seus colegas.
O Atendimento Educacional Especializado
para o ensino de LIBRAS é um direito garantido por lei de Nº 10.436/2002 para a
pessoa com surdez ter acesso a aprendizagem de LIBRAS desde a educação infantil
até o ensino superior, com a presença de um profissional habilitado,
preferencialmente surdo, as escolas devem promover o ensino de LIBRAS, por
meios de métodos adequados para que o surdo atinja a aprendizagem.
Lei
de Nº 10.436/2002, é entendida como a forma de comunicação e expressão em que o
sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical
própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos,
oriundo de comunidade de pessoas surdas do Brasil.
Não basta as legiferações é importante
que o ensino de LIBRAS tenha metodologias eficientes, significativas e
sedutoras para que o aluno surdo motive-se para aprendizagem.
O
AEE para o ensino de Língua Portuguesa escrita para os alunos surdos promove
uma concepção bilíngue, LIBRAS e Português escrito, como língua instrução, pois
sua língua natural é a LIBRAS, o professor do AEE deve orientar-se sob dois
aspectos, alunos com surdez e o ato de ler e aluno com surdez e o ato de
escrever, para uma educação eficaz .
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
DAMÁZIO, M. F. M.; FERREIRA, J. Educação Escolar de Pessoas com
Surdez-Atendimento Educacional Especializado em Construção. Revista Inclusão: Brasília: MEC, V.5,
2010. p..46-57.
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