segunda-feira, 10 de março de 2014

EDUCAÇÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM SURDEZ – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM CONSTRUÇÃO
                                                                            
                                                                                  Mary Mércia Oliveira de Sena
     
      Devemos desmistificar  a ideia de que o desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com surdez estão limitada somente a sua sensorialidade, é essencial que percebamos que são seres dotados de potencialidades, consciência e cognição apta para aprendizagem e podem desenvolver linguagem.
   Dessa forma  faz-se necessário propiciar para os alunos surdos ambientes escolares com ações pedagógicas desafiadoras e estimulantes,  com propostas curriculares de uma educação bilíngue LIBRAS e Língua Portuguesa na modalidade escrita, sobretudo ofertando o AEE nos três momentos, em LIBRAS, de LIBRAS e no ensino da Língua Portuguesa escrita.
      Uma escola que pensa em promover aprendizagem para todos os alunos,  está preparada também para inclusão das pessoas  com surdez, proporciona uma educação de  qualidade e fomenta a autonomia desses alunos enquanto cidadão de uma sociedade.
    O AEE tem como escopo colocar o aluno com surdez em contato com o conhecimento curricular, participar das aulas, interagir com o professor e colegas, ou seja garantir o desenvolvimento linguístico, social, cognitivo e emocional. De acordo com os ensinamentos da autora Damázio.
 O AEE para alunos com surdez, na perspectiva inclusiva, estabelece como ponto de partida a compreensão e o reconhecimento do potencial e das capacidades dessas pessoas, vislumbrando o seu pleno desenvolvimento e aprendizagem.
     Damásio esclarece,” O AEE em seus três momentos visa oferecer a esses alunos a oportunidade de demonstrarem se beneficiar  de ambientes inclusivos de aprendizagem”, pois uma escola que acolhe as diferenças de seus alunos repensas e adapta suas práticas pedagógicas para atender a todos os alunos.
     O AEE em LIBRAS é realizado de forma complementar ao conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula, explora-se o conteúdo em LIBRAS, é feito pelo professor do AEE, no contra turno da escolarização do aluno, articulando com o professor da sala de aula comum, segundo as teses da professora Damázio.
 O AEE em LIBRAS fornece a base conceitual dos conteúdos curriculares desenvolvidos na sala de aula.Esse atendimento contribui para que os alunos com surdez participem das aulas,compreendendo o que é tratado pelo professor e interagido com seus colegas.
       O Atendimento Educacional Especializado para o ensino de LIBRAS é um direito garantido por lei de Nº 10.436/2002 para a pessoa com surdez ter acesso a aprendizagem de LIBRAS desde a educação infantil até o ensino superior, com a presença de um profissional habilitado, preferencialmente surdo, as escolas devem promover o ensino de LIBRAS, por meios de métodos adequados para que o surdo atinja a aprendizagem.
Lei de Nº 10.436/2002, é entendida como a forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundo de comunidade de pessoas surdas do Brasil.

    Não basta as legiferações é importante que o ensino de LIBRAS tenha metodologias eficientes, significativas e sedutoras para que o aluno surdo motive-se para aprendizagem.
     O AEE para o ensino de Língua Portuguesa escrita para os alunos surdos promove uma concepção bilíngue, LIBRAS e Português escrito, como língua instrução, pois sua língua natural é a LIBRAS, o professor do AEE deve orientar-se  sob dois  aspectos, alunos com surdez e o ato de ler e aluno com surdez e o ato de escrever, para  uma educação eficaz .

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

DAMÁZIO, M. F. M.; FERREIRA, J. Educação Escolar de Pessoas com Surdez-Atendimento Educacional Especializado em Construção. Revista Inclusão: Brasília: MEC, V.5, 2010. p..46-57.

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