PARALELO ENTRE DEFICIENCIA MÚLTIPLA E SURDOCEGUEIRA
A surdocegueira é uma deficiência
única, não considerada múltipla, necessita de critérios cautelares para
oferecer a pessoa surdocega um sistema que lhe dê suporte, segundo a tese de Mc
Innes (1999),”a premissa básica é que a surdocegueira é uma deficiência única
que requer uma abordagem específica para favorecer a pessoa com surdocegueira e
um sistema para dar este suporte”.(MEC/SEESP, 2010).
O autor esclarece ainda que
muitas pessoas com surdocegueira congênita ou adquirida precocemente tem outras
deficiências associadas como física e intelectual e que essas pessoas tem a sua aprendizagem adquirida
de forma peculiar pois tem dificuldades em
observar, compreender e imitar o comportamento dos outros seres em contato, por
causa das perdas auditivas e visuais que apresentam.
A aprendizagem da pessoa com
surdocegueira dar-se através de técnicas
de contato com as mãos, mão-sobre- mão (mão do mediador posicionada em cima da
mão do aluno) e mão -sob-mão (mão do mediador posicionada abaixo da mão do
aluno), de acordo com o pensamento das autoras Ismênia Bosco, Sandra Mesquita e
Shirley Maia, ” É necessário incentivar e ensinar a pessoa com surdocegueira a
de como usar sua visão e audição residuais, assim como outros sentidos
remanescente, provendo-as de informações sensoriais necessárias que suscitem
sua curiosidade”.
Vale ressaltar que a pessoa com
surdocegueira tem potencialidades para aprendizagem, devemos desmistificar a
ideia que são incapacitadas para aprendizagem, o que lhes falta são recursos
apropriados para o desenvolvimento de
sua comunicação, essas pessoas muitas
vezes são privadas do contato e
interação com o meio ambiente o qual são inseridos.
Enquanto que as pessoas com
deficiência múltiplas são as que possui
mais de uma deficiência associada. “É uma condição heterogênea que identifica
diferentes grupos de pessoas, revelando
associações diversas de deficiência que afetam, mais ou menos intensamente, o
funcionamento individual e o relacionamento social”. (MEC/SEESP, 2002).
As pessoas com deficiência
múltipla são aptas para aprendizagem, no entanto elas desafiam os profissionais
envolvidos no processo inclusivo na busca de novas ações pedagógicas para que possam alcançar essa aprendizagem,
deve-se promover atenção especial a sua
comunicação e o posicionamento, respeitando as especificidade e individualidade
de cada aluno.
De acordo com os ensinamentos das
autoras Ismênia Bosco, Sandra Mesquita e
Shirley Maia,”Mesmo quando a deficiência predominante não é na área
intelectual, todo trabalho com o aluno com deficiência múltipla ou
surdocegueira implica em constantes
interações com o meio ambiente ( MEC/SEESP, 2010). Para que as pessoas com
deficiência múltipla e sudocegueira conquistem a aprendizagem devemos promover
situações desafiadoras, propiciar experiências com o meio em que vivem para ampliar
seus saberes, adquirir sua autonomia e independência.
Gostei da forma objetiva com que abordou a surdocegueira e a deficiência múltipla, realmente as pessoas com deficiência tem potencialidades, devemos estar atentas as características de cada indivíduo e propor os recursos necessários.
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