quarta-feira, 16 de abril de 2014

PARALELO ENTRE DEFICIENCIA MÚLTIPLA E SURDOCEGUEIRA

A surdocegueira é uma deficiência única, não considerada múltipla, necessita de critérios cautelares para oferecer a pessoa surdocega um sistema que lhe dê suporte, segundo a tese de Mc Innes (1999),”a premissa básica é que a surdocegueira é uma deficiência única que requer uma abordagem específica para favorecer a pessoa com surdocegueira e um sistema para dar este suporte”.(MEC/SEESP, 2010).
O autor esclarece ainda que muitas pessoas com surdocegueira congênita ou adquirida precocemente tem outras deficiências associadas como física e intelectual  e que essas pessoas tem a sua aprendizagem adquirida de forma peculiar pois tem dificuldades  em observar, compreender e imitar o comportamento dos outros seres em contato, por causa das perdas auditivas e visuais que apresentam.
A aprendizagem da pessoa com surdocegueira dar-se através  de técnicas de contato com as mãos, mão-sobre- mão (mão do mediador posicionada em cima da mão do aluno) e mão -sob-mão (mão do mediador posicionada abaixo da mão do aluno), de acordo com o pensamento das autoras Ismênia Bosco, Sandra Mesquita e Shirley Maia, ” É necessário incentivar e ensinar a pessoa com surdocegueira a de como usar sua visão e audição residuais, assim como outros sentidos remanescente, provendo-as de informações sensoriais necessárias que suscitem sua curiosidade”.
Vale ressaltar que a pessoa com surdocegueira tem potencialidades para aprendizagem, devemos desmistificar a ideia que são incapacitadas para aprendizagem, o que lhes falta são recursos apropriados  para o desenvolvimento de sua comunicação,  essas pessoas muitas vezes são privadas do contato e  interação com o meio ambiente o qual são inseridos.
Enquanto que as pessoas com deficiência múltiplas  são as que possui mais de uma deficiência associada. “É uma condição heterogênea que identifica diferentes  grupos de pessoas, revelando associações diversas de deficiência que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social”. (MEC/SEESP, 2002).
As pessoas com deficiência múltipla são aptas para aprendizagem, no entanto elas desafiam os profissionais envolvidos no processo inclusivo na busca de novas ações pedagógicas para  que possam alcançar essa aprendizagem, deve-se  promover atenção especial a sua comunicação e o posicionamento, respeitando as especificidade e individualidade de cada aluno.
De acordo com os ensinamentos das autoras  Ismênia Bosco, Sandra Mesquita e Shirley Maia,”Mesmo quando a deficiência predominante não é na área intelectual, todo trabalho com o aluno com deficiência múltipla ou surdocegueira implica  em constantes interações com o meio ambiente ( MEC/SEESP, 2010). Para que as pessoas com deficiência múltipla e sudocegueira conquistem a aprendizagem devemos promover situações desafiadoras, propiciar experiências com o meio em que vivem para ampliar seus saberes, adquirir sua autonomia e independência.





Um comentário:

  1. Gostei da forma objetiva com que abordou a surdocegueira e a deficiência múltipla, realmente as pessoas com deficiência tem potencialidades, devemos estar atentas as características de cada indivíduo e propor os recursos necessários.

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