quinta-feira, 5 de junho de 2014

Recursos pedagógicos de apoio a alunos com TEA –
Transtorno do Espectro Autista
    A professora Maria Rosangela Bez, doutora no assunto sobre recursos pedagógicos de apoio a alunos com TEA - Transtorno do Espectro Autista, nos ensina acerca da importância da utilização dos recursos e estratégias das tecnologias da comunicação e informação no desenvolvimento e aprendizagem desse público de aluno, em seu texto AS TECNOLOGIAS COMO SIGNOS NA PERSPECTIVA DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA, ressalta  ensinamentos sobre essas tecnologias,

As tecnologias criam novas possibilidades de interações e de subjetivação, não necessariamente pré-determinadas no ato de sua criação”, dessa forma devemos utilizar esses recursos no AEE desses alunos, para que possam atingir a inclusão educacional.

      A autora salienta na mesma literatura sobre a necessidade de uso das tecnologias para o desenvolvimento das pessoa com TEA, demonstra a imensa contribuição do uso dos recursos tecnológicos para promoção da comunicação e interação desses alunos .
Num determinado espaço de tempo, num determinado contexto, podem ocorrer dois níveis de mediação, um entre um sujeito e seu par em um processo de interação, com o uso da linguagem e da tecnologia e o outro, quando o sujeito interage com o objeto, no caso a tecnologia.    
 De acordo com a tese de Maria Rosangela Bez, os benefícios são imensuráveis  da utilização das tecnologias digitais para os alunos com TEA, pois atingem as áreas mais comprometida dessas pessoas, a sua comunicação e interação, causando um desenvolvimento consideráveis nesses quesitos.  
Pode-se dizer que as tecnologias são instrumentos culturais criados pelo homem, concretizados como signos ou simbólicos, em processos de interação, que envolvem, principalmente, a linguagem e a tecnologia, concretizando-se, desta forma uma nova forma de comunicação.
       Outra fonte de muitos saberes sobre recursos e estratégias para alunos com TEA, está em outra literatura, RECURSOS TECNOLÓGICOS DE APOIO PARA TEA, da mesma professora Maria Rosangela Bez, trás em seus conteúdos, referências de  muitas tecnologias aplicáveis a alunos com TEA, e  enfatiza que ”uma tecnologia não garante, por si só, o desenvolvimento. É necessário que a mesma seja utilizada através da mediação em interação do aluno com seus pares”.
        Rosangela Bez indica também muitos recursos tecnológicos que podem serem baixados e instalados nos nossos computadores e dos alunos com TEA, que possibilitará uma maior comunicação e interação na sua sala de aula, podemos utilizar os seguintes recursos citados e extraídos dessa literatura da professora Rosângela Bez:
O Boardmaker é um software proprietário, foi comprado pelo Ministério da Educação para equipar as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Portanto, disponível nas escolas que possuem SRM.  Possui um banco de dados gráficos que contêm mais de 3.500 Símbolos de Comunicação Pictórica - PCS. Ressalta-se que há versões totalmente em Português Brasileiro. Com o Boardmaker, é possível: confeccionar pranchas, localizar e aplicar símbolos e imagens, trabalhar as imagens em qualquer tamanho e espaçamento, imprimir e/ou salvar a sua prancha de comunicação, armazenar, nomear, organizar, redimensionar e aplicar imagens escaneadas, criar folhas de tema ou trabalho, listas de instruções pictóricas, livros de leitura, jornais e pôsteres e acompanhar várias grades prontas de calendários e agendas.
        Speaking Dynamically Pro- SDP é um programa fácil de usar, que trabalha opcionalmente integrado ao Boardmaker e permite criar inúmeras atividades interativas de comunicação com acessibilidade total. Ele permite criar pranchas de comunicação interligadas com funções programáveis em suas células. Essa função do programa permite criar links entre as pranchas (como as páginas da Internet), fazendo com que uma célula/tecla abra uma nova prancha temática na tela do computador
Amplisoft Ele tem como objetivo propiciar melhora no sistema de comunicação alternativa, através de técnicas que permitam uma utilização otimizada dos programas com o menor desgaste possível, tais como: predição e antecipação de palavras e símbolos, sintetizador de voz, auto clique e varredura
      AraBoard é um conjunto de ferramentas projetadas para a Comunicação Alternativa, que tem o objetivo de facilitar a comunicação funcional através do uso de imagens e pictogramas, para pessoas com qualquer tipo de dificuldade nesta área. Permite criar, editar e usar pranchas de comunicação para diferentes dispositivos (computador, smartphone ou tablet), e para vários sistemas operacionais SCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para letramento de pessoas com autismo)
O Sistema SCALA foi desenvolvido, como recurso de apoio a processo inclusivos de pessoas. É um sistema de comunicação alternativa gratuito.   Esta disponível em duas versões: web (http://scala.ufrgs.br/Scalaweb/) e dispositivo móvel tablet abdroid (download - http://scala.ufrgs.br/). Possui um módulo para construção de pranchas de comunicação, e o módulo narrativas visuais para construção de histórias.
Essas indicações de programas e sites que auxiliam a comunicação e interação das pessoas com TEA, podem ser usados por qualquer idade, dependendo das intervenções que o mediador objetivar alcançar.
Os sites http://www.comunicacaoalternativa.com.br/ e o http://.catedu.es/arassac/ , tem muitas informações acerca da comunicação alternativa e ampliada para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com TEA, a PRANCHA DE COMUNICAÇÃO um recurso tão conhecido pelos professores do AEE, que pode ser confeccionado, ou seja um recurso de baixa tecnologia que apoia o aluno, impactando em uma qualidade de vida significativa, vale ressaltar que o aluno deve possuir esse material tanto no uso de seu ambiente doméstico como no escolar, destina-se o seu uso em qualquer idade.
A prancha de comunicação tem sempre o escopo de ampliar a comunicação e interação do aluno em sala de aula, e em seus ambientes cotidianos, sempre coerentes com as necessidades dos alunos e seus interesses e especificidades, na escola a prancha deve acompanhar o  aluno em todos os momentos, no AEE, na biblioteca, laboratório de informática, recreio, educação física é um instrumento indispensável a todos os ambientes porque está implicado na comunicação  da pessoa.
Dessa forma a PRANCHA DE COMUNICAÇÃO representa a autonomia e independência dos alunos que necessitam de ampliação na sua comunicação e consequentemente facilitam a interação dessas pessoas.








3 comentários:

  1. Oi Mercia,após ler o material disponibilizado sobre as TIC's,abriu-se um leque de possibilidades para se trabalhar com crianças com diagnóstico de TGD/TEA. Sua postagem é muito enriquecedora,principalmente porque mostra a importância das tecnologias para facilitar a comunicação com essas crianças. Parabéns! Bj! Ana Virginia

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  2. Olá minha flor,

    gostei da postagem, pois compartilha informações sobre vários recursos tecnológicos importantes para contribuirmos com a inclusão educacional de EPAEE recursos que podem contribir significativamente para a superação das barreiras encontradas por esses estudantes.

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  3. Interessante sua sugestão de uso do Boardmaker, já que esse recurso tecnológico é favorecido pelo próprio MEC para as SRM, facilitando assim o uso deste! Parabéns!!!

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